A fala é uma das principais formas de comunicação humana e é crucial para a interação social e emocional. No entanto, algumas pessoas podem apresentar distúrbios de fala que interferem em sua capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz.
A reabilitação fonoaudiológica é um dos pilares da reabilitação em pacientes submetidos a Neurocirurgias e que apresentam distúrbios de fala e/ou deglutição.
No envelhecimento a intervenção fonoaudiológica pode ser necessária para prevenir ou tratar problemas decorrentes do processo natural de envelhecimento.
Muitas doenças clínicas, oncológicas e neolplásicas podem cursar com graves Distúrbios de Fala e Deglutição. Muitas vezes os pacientes e familiares acreditam que apenas o tratamento de fase aguda no Hospital é fundamental e acabam demorando para intensificar a reabilitação. Trata-se de um problema grave de desinformação. Sabemos que o processo de reabilitação fonoaudiológica deve ser iniciado precocemente e pode sim ser um dos fatores determinantes no desfecho de longo prazo e, assim, afetando a qualidade de vida do paciente. Tempo é Cérebro, ou seja, quanto antes iniciarmos a reabilitação das áreas cerebrais afetadas maior será o resultado positivo!